IMPORTÂNCIA

Por Tiago Mota

Para compreender a importância do estudo da Teologia, temos que antes pontuar e nos espantar com a obra prima desse estudo que classificamos como: CONHECER A DEUS, em sua obra de Teologia Alister E. McGrath comenta: “A Teologia é uma matéria que deveria entusiasmar os estudantes. No entanto, no dia a dia da sala de aula, tanto os alunos quanto professores costumam achar a matéria difícil e, algumas vezes, até mesmo desanimadora”. (Cf. Pág 29)

A falta de entusiasmo tanto dos estudantes, quanto dos professores de Teologia, está simplesmente ligado a falta de compreensão do real peso do Estudo sobre Deus, não estudamos Teologia como um estudo temporal, por exemplo: medicina, engenharia ou advocacia. Estudamos Teologia para conhecer melhor a Pessoa de Deus, e isso caro amigo leitor é algo atemporal. Outras pessoas estudam Teologia simplesmente por ser um passo obrigatório para assumir algum ministério, entram e saem de um seminário ou instituto sem o maior espanto precioso: CONHECER A DEUS...

Esse espaço nasceu dessa necessidade, uma Teologia que ganha movimento no “dia-a-dia” do vocacionado, esse engatinhar “intelectual-existencial” leva o estudante a uma contemplação real do que é Teologia, que vai muito além de um estudo da palavra (λóγος, logos), vai muito além de horas estudando para uma simples prova, esse estudo vai para a vida de sua raiz (θεóς-Theos), o vocacionado e seu Deus, CONHECER A DEUS, essa é a importância de se estudar Teologia. Em um de seus livros intitulado "Convite a Solitude" o autor Brannan Manning apresenta algumas orações de uma mulher chamada Sue Garmon, e aprendi que fazer Teologia e como o inicio de uma dessas orações: "Senhor obrigada por me libertares. Estou agora livre para fazer bolhas de sabão, soltar pipa, escultar as conchas do mar, acariciar gatinhos e construir castelos de areia..."