Por Tiago Mota.
1. A revelação geral (ou universal).
"A revelação geral é Deus comunicando a respeito de si mesmo a todas as pessoas de todos os tempos e de todos os lugares." (Erickson)
1.1. A revelação de Deus na natureza
As Escrituram mostram que o homem pode ter conhecimento de Deus, ou pelo menos das obras de Deus, olhando à natureza. Isto indica que Deus deixou evidências da sua existência e dos seus atributos de grandeza na ordem física criada.
"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos" (Livro dos Salmos, Capitulo 19 Verso 1 - Confira)
"Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis."
(Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos Capitulo 1, Verso 20 - Confira)
1.2. A revelação de Deus na história.
As atividades de Deus através da história escrita do mundo são discerníveis em certos casos. A preservação do povo de Israel apesar de milhares de anos de perseguição é o caso mais citado nesta categoria.
1.3. A revelação de Deus na personalidade humana.
Tanto a complexidade física quanto os aspectos humanos de emoção, mentalidade, moralidade e espiritualidade são os motivos por achar dentro do ser humano uma revelação do caráter do Deus infinito.
1.4. A conclusão quanto a revelação geral de Deus.
Nestas categorias de revelação, o homem não tem informações sobre o Altíssimo Deus para ser salvo dos seus pecados. Porém, para aquele que não está suprindo a verdade de Deus, a revelação geral mostra a grandeza do Criador, e o elemento moral/espiritual do homem mostra que o homem fica culpado diante de Deus.
"Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça... Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis."
(Carta do Apóstolo Paulo aos Romanos Capitulo 1, Versos 18 e 20 - Confira)
2. A revelação especial (ou particular).
"A revelação especial é "a automanifestação de Deus para certas pessoas em tempos e lugares definidos, permitindo que tais pessoas entrem num relacionamento redentor com ele." (Erickson).
Deus se revelou de varias maneiras como, por exemplo, aquelas da lista (voz direta, influência do Espírito Santo, etc). Também, podemos citar outras formas pelas quais Deus revelou a sua vontade ao homem através da história:
❶ A sorte.
Hoje em dia, esse método não se encontra na igreja. Porém, a igreja primitiva "dependeu" da sorte pelo menos uma vez (Atos 1: 21 à 26)
"A sorte se lança no regaço; mas do Senhor procede toda a disposição dela."
(Livro de Provérbios, Capitulo 16 e Verso 33 - Confira).
❷ Urim e Tumim.
No peitoral do sumo sacerdote, acreditamos que o sacerdote guardava duas pedras chamadas urim e tumim, pedras que indicavam a vontade do Senhor. Quase sempre, o urim e tumim responderam a perguntas exigindo respostas de "sim" ou "não".
"Também porás no peitoral do juízo o Urim e o Tumim, para que estejam sobre o coração de Arão, quando entrar diante do Senhor; assim Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o coração diante do Senhor continuamente"
(Livro do Êxodo, Capitulo 28 e Verso 30 - Confira).
"Pelo que Davi consultou ao Senhor, dizendo: Subirei contra os filisteus? entregarmos-ás nas mãos? respondeu o Senhor a Davi: Sobe, pois eu entregarei os filisteus nas tuas mãos. Então foi Davi a Baal-Perazim, e ali os derrotou..."
(Segundo Livro de Samuel, Capitulo 5 e Versos 19 e 20a - Confira).
❸ Sonhos.
Deus se comunicou através de sonhos, especialmente no livro do Gênesi, com Abimeleque (20: 3 e 6), com Jacó e Labão (31: 11 à 13 e 24) e com José (Capitulo 40 e 41). Também, José teve um sonho explicando a gravidez de Maria (Mateus 1: 20). No final de tudo, Deus vai comunicar com seu povo através de sonhos (Joel 2: 28).
❹ Visões.
A pessoa envolvida numa visão parece estar mais ativa do que aquela que tem sonho. Muitas vezes, a pessoa recebe visão tem função profética, por exemplo: Isaías (1: 1 e 6: 1); Ezequiel (1:3); Zacarias (1:8 e 18; 2: 1; 3:1; 4:2 e 5:1); Ananias (Atos 9: 10) Pedro (Atos 10: 10 à 17).
❺ Teofanias.
Antes da encarnação de Jesus Cristo, o Senhor se revelou através do aparecimento de uma figura que representava Deus. Muitas vezes no AT esta pessoa é chamada o Anjo do Senhor, Hagar (Gênesis 16: 7 À 14); Moisés (Êxodo 3: 2); Davi (2 Samuel 24: 17).
❻ Anjos.
Deus mandou anjos para comunicar mensagens especiais para os pais de Sansão (Juízes 13: 3), para Daniel (Daniel 9: 20 e 21), para Maria (Lucas 1: 26 à 28); e os pastores de Belém (Lucas 2: 10 e 11).
❼ Profetas.
Os profetas do AT trouxeram a mensagem de Deus para o povo de Deus, exemplos: Davi (2 Samuel 23: 2); Micaías (2 Crônicas 18: 18); Jeremias (Jeremias 9: 23 e 24); Ageu (Ageu 1: 1 à 7). Também, as profecias do AT vieram através de profetas daquela dispensação (Efésios 3: 5 e 4: 11).
❽ Jesus Cristo.
Cristo através de sua encarnação "explicou" o Pai (João 1: 14 e 18), revelando a natureza dele (João 14: 9), o poder dEle (João 3:2), a sabedoria dEle (João 7: 46), a glória dEle (João 1: 14) e o amor dEle (Romanos 5: 8). De todos os meios de comunicação pessoal inspirada por Deus, Cristo é o mais detalhado e exato.
❾ A Bíblia.
A importância da Bíblia no esquema da revelação especial.
A Bíblia é a forma de revelação "mais firme" de todas. Cristo era a revelação mais completa de Deus, mas ficou na terra apenas 30 anos. A Bíblia comunica a revelação de Deus a todos os homens que têm acesso a ela desde os tempos que foram escrito tanto o AT, quanto o NT. A Bíblia relata vários casos de revelações especiais feitas através das outras formas colocadas aqui (sonhos, visões, a vida detalhada de Jesus Cristo...)
"Por que não seguimos fábulas engenhosas quando vos fizeram conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, pois nós fôramos testemunhas oculares da sua majestade. Porquanto ele recebeu de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; e essa voz, dirigida do céu, ouvimos nós mesmos, estando com ele no monte santo. E temos ainda mais firme a palavra profética à qual bem fazeis em estar atentos, como uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações"
(2° Carta do Apóstolo Pedro Capitulo 1, Versos 16 à 19 - Confira)
A natureza da Bíblia como descrita por si mesma.
- Precisa (exata, acurada):
"Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade" (João 17: 17)
- Progressiva:
"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho..." (Hebreus 1: 1 e 2a)
- Propositada:
"Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em Justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra." (2 Timóteo 3: 16 e 17)
- A reivindicação da Bíblia:
A Bíblia se descreve como um corpo de revelação direto da mão de Deus, a partir da sua origem na mente de Deus, através de todas as fases e os aspectos do seu desenvolvimento, a até e incluindo a chegada da sua mensagem no coração do homem.
Passei, aqui, pra alimentar os seus peixinhos. Um abraço amigo Kierkegaardiano.
ResponderExcluir