sábado, 15 de outubro de 2011

INSPIRAÇÃO.


Por Tiago Mota.

1. As teorias erradas da inspiração da Bíblia.




1.1. A teoria "normal".


Essa teoria ensina que a Bíblia é um livro comum, como todos os livros nas bibliotecas particulares e publicas do mundo, tendo um destaque pela qualidade literária escritas em suas páginas, nada além disso, essa teoria coloca os escritores inspirados da Bíblia, exemplo de Moisés ao escrever o Pentateuco... no mesmo patamar dos escritores inspirados no mundo da literatura, como por exemplo o brasileiro Paulo Coelho ao escrever: Histórias para pais, filhos e netos!


Para essa teoria a inspiração do Cânon não passa de uma simples capacitação humana acima do normal, tem como resultado da mesma um reconhecimento particular, para eles a obra é excelente, porém a inspiração é "natural" e comum entre os homens que escrevem.


1.2. A teoria "limitada".


Essa teoria ensina que há certas passagens na Bíblia que foram inspiradas por Deus. Mas, há também varias outras passagens que não surgiram nem de longe por inspiração de Deus aos escritores. O principio dessa posição se dá no momento da leitura, quando lemos o texto sagrado e temos euforia e estímulo essa parte é "inspirada" pelo próprio Deus, já quando leio e não sinto-me desafiado essa parte é "não-inspirada", logo, o que distingue a relação "inspirada" e "não-inspirada" é a recepção das passagens pelo que o lê.


1.3. A teoria de "degraus".


Essa teoria ensina que o leitor abre a Bíblia com certas pressuposições quanto ao valor das palavras de certos indivíduos dentro da Bíblia. A inspiração das palavras é relativa à importância da pessoa que está proferindo as palavras.


Exemplo: As palavras de Jesus são "mais inspiradas" do que as de Paulo.


1.4. A teoria "conceptual".


Essa teoria ensina que as idéias e os pensamentos encontrados nas Escrituras são de Deus, mas as palavras são as de homens falíveis. Por esse motivo, devemos procurar as idéias atrás da linguagem das Escrituras.


1.5. A teoria "moral".


Essa teoria ensina que somente as partes da Bíblia que tratam dos aspectos moral e espiritual são inspiradas de Deus, especialmente o conceito da salvação. Com isso os textos que tratam da história, geografia e ciência não são confiáveis por não serem inspiradas por Deus.


1.6. A teoria "ditado".


Essa teoria ensina que os autores da Bíblia escreveram as palavras de Deus que receberam por meio do ditado. Eles recordaram tudo fielmente, funcionando somente como escribas. A participação deles na obra final foi apenas uma questão de reprodução mecânica.




2. O material bíblico sobre inspiração.


❶ 2 Timóteo 3: 16 e 17: A Bíblia inteira é a Palavra de Deus.


O conceito da palavra grega theopneustos é que a Bíblia foi um produto da inspiração de Deus. Isto não significa que Ele injetou certa autoridade num documento humano, nem que autorizou certas palavras de autores humanos. Significa que a Bíblia é o produto do sopro criativo de Deus do seu início até o fim.


❷ 2 Pedro 1: 19 à 21: A Bíblia inteira foi escrita pelo homem capacitado divinamente.


O particípio feromenoi (presente, passivo) indica o ato de ser levado ou movido. Lucas usa o mesmo verbo também no imperfeito passivo para mostrar a atividade do vento em mover ou levar o navio dele (Atos 27: 14 e 15 - "nos deixávamos levar" - Confira).
O verbo não significa ser dirigido ou controlado, mas ser levado, movido. Aquilo que é levado vai na vontade e no poder daquele que leva, e vai até o alvo dele. Por essa razão Pedro enfatiza a "certeza" ou "firmeza" da palavra, não tendo sua base na vontade humana e pecaminosa, mas na vontade divina que é completamente confiável.

2 comentários:

  1. Parabens Pastor Tiago Mota ! A seara donosso Senhor e Mestre precisa de servos convictos e dispostos a ensinar e ensinar a doutrina da Palavra Viva do Evangelho que SALVA, SANA, e SANTIFICA. Gostaria de convidar-lhe a se reunir nesta 4a feira na Igreja Palavra Viva onde o Ap. Lamatine, vai dar uma palavra sobre o nosso ministerio Missao dos Setenta conforme Lucas Cap. 10 onde o Senhor pede que oremos para que o Pai envie mais ceifeiros para a Seara que ainda estava branca para a Ceifa.veja 0 nosso site: www.m70.com.br Shalom Ap. Ivan Pitzer, seu conservo e companheiro,

    ResponderExcluir
  2. Querido ministro Ivan, conheço o Lamartine, mas infelizmente não poderei estar com vocês, já tenho agenda, entrei no site informado acima e não obtive sucesso, estamos a disposição, grato por sua visita, juntos para avanço do Reino de Deus! Te amo em Jesus.

    ResponderExcluir