1. Conceitos de Deus através da história.
Caro leitor, em toda a história temos relatos de pessoas que buscam compreender a pessoa de Deus, vamos iniciar essa parte do estudo com alguns conceitos sobre Ele, são eles:
Uma força impessoal permea todas as coisas. Esta força pode ser utilizada por propósitos bons e maus.
1.2. Animismo
Toda natureza está cheia de espíritos pessoais que podem ajudar ou prejudicar o homem. Estes espíritos causam os fenômenos da natureza (tempestade, furacões, terremotos e etc).
1.3. Idolatria
Um espírito habita num objeto inanimado, e aquele objeto é adorado por que um "deus" está dentro dele, esse "deus" pode sair do objeto.
1.4. Monolatria
O adorador escolhe um ídolo de muitos, e o adora à exclusão dos outros. É possível que ele mude de um ídolo para outro, sempre venerando um deus por vez.
1.5. Politeísmo
A adoração de muitos deuses que são bem definidos em nomes e funções. Estes deuses habitam em grandes objetos da natureza (céu, mar, montes, etc). Ídolos geralmente são empregados na adoração desses deuses.
1.6. Panteísmo
A palavra vem da junção de dois vocábulos gregos: pan (tudo) e theos (deus), quer dizer "tudo é deus". Toda realidade é deus; assim, deus é uma força impessoal. Nada além de deus realmente existe. Tudo é visível é simplesmente uma manifestação deste deus. Deus é o universo e radicalmente imanente.
1.7. Deísmo
Existe só um Deus, e este Deus criou o universo. Porém, este Deus é tão transcendental que Ele não tem mais relacionamento com o mundo, ficando distante do homem. Esta posição não acredita que Deus se revelou nem procura revelação natural sobre Ele. Porém, acredita que os deveres do homem são:
❶ A crença em um Ser supremo;
❷ A adoração dEle;
❸ Um comportamento moral;
❹ O arrependimento dos pecados;
❺ Galardões e castigos da parte de Deus nesta vida e na vida depois da morte.
1.8. Monoteísmo
Acredita em um Ser supremo, que é pessoal e ético. Ele é distinto do mundo, mas criou o mundo e é imanente, preservando sua criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário