quinta-feira, 15 de março de 2012

Sede!

Por Tiago Mota. 

Povo amado, que calor é esse? Mais um verão “castiga” o Brasil desde o dia 22 de Dezembro, e com ele algumas necessidades surgem no corpo do ser existente, quem desde a data citada acima não ficou com a boca seca? Com pouca saliva?
É interessante quando a sede se apresenta, a língua busca liquido no céu da boca e a dificuldade para engolir é latente, são intensos movimentos para saciar-se, um dos motivos maiores para se aumentar é a lembrança da água, a lembrança do frescor, a lembrança dos olhos fechados, o copo nas mãos, ahhh quem tem sede logo tem saudades! 

Quem nunca nesses dias de calor disse: tenho sede, sinto falta, quero água? Quem nunca procurou desesperadamente um copo, mangueira, torneira ou algum rio que lhe trouxesse a fonte da procura, para simplesmente se saciar... Quando a sede está muito grande outro sintoma é a língua áspera, já sentiu isso? Como é bom saber que existe um bebedouro por perto, mas só damos realmente valor quando perdemos, quando o bebedouro está sem o garrafão, ou quando simplesmente a água acaba. 

Essas experiências aconteceram também com um jovem judeu do primeiro século, por nome Jesus, encontramos alguns relatos de sede desse jovem/homem descrito na bíblia, uma foi em meio a uma viagem a pé, ele encontra um poço e pede de beber a uma samaritana que estava retirando água, e um papo se desenrola em meio à sede do Mestre (Conf. João 4: 1 à 18), outra ocasião é quando o jovem revolucionário está na cruz sendo castigado em seu físico por soldados romanos e moralmente pelos religiosos do lugar, e em um momento de martírio ele tem sede (Conf. Marcos 15: 23), mas um dos soldados entrega vinagre para o sedento jovem, ele rejeita, isso mostra a humanidade do homem sedento, nos mostra que ter sede é normal, tanto em viagens com os amigos, quanto na hora da “morte-sozinho”! 

Mas e a sede da alma? Como saciá-la? Onde encontrar esse poço existencial que encharca e sacia a alma seca? 

Que o Eterno nos ajude a entender, a resposta do jovem a mulher samaritana: 

“Disse Jesus: Se você conhecesse o presente de Deus, e quem é o jovem que te pede: dar-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva!” [João 4: 10]

2 comentários:

  1. Querida Katia! Como sempre marcando presença em nossas publicações, minha oração nesse dia é que o Eterno ouça a sua petição, te amo em Jesus e muito obrigado pelo carinho!

    ResponderExcluir