domingo, 4 de novembro de 2012

O Resgate da Presença de Deus!

Por Vinícios Surita Farabotti.

Em uma leitura de um artigo publicado na revista Práxis Evangélica Nº12/2012 – FTSA –, William Lacy Lane¹ nos remete a interessante reflexão sobre o resgate da presença de Deus como um paradigma bíblico-teológico para as ações pastorais e missionárias da igreja.



Em seu artigo, Lane nos mostra que tanto no início, em Gênesis, quanto em Apocalipse, a Bíblia trabalha a presença de Deus e sua comunhão com o ser humano, podendo assim compreender que “a forma canônica aponta para sua função e, consequentemente, para uma intencionalidade teológica…”. Sendo assim, deixa representado o seguinte movimento:

Presença/Domínio absoluto de Deus e comunhão com o ser humano 
PARA 
Ausência do ser humano da presença de Deus
PARA 
Domínio absoluto de Deus e comunhão com o ser humano.

          Lane cita um trecho da obra de Philip Yancey², que mesmo sem intenção de fazer uma explanação bíblica de Genesis ou Apocalipse, faz menção do inicio e do final das Escrituras para também relacionar com a vida humana.

Toda história humana tem lugar em algum ponto entre a parte de Gênesis e a última de Apocalipse, que tratam a mesma cena, com as mesmas pinceladas: Paraíso, um rio, a luminosa glória de Deus e a Árvore da Vida. Assim, a história começa e termina no mesmo lugar, e tudo nesse ínterim diz respeito à luta para recuperar o que foi perdido (YANCEY, 2004,p. 181)
           
O que para Yancey é um “ínterim” que diz respeito “à luta para recuperar o que foi perdido”, para Lane, esse período entre criação e consumação representa um hiato dessa comunhão imediata e o distanciamento do ser humano de Deus. A presença de Deus nesse hiato é mediada pela proclamação, pelas intervenções históricas e pelos ritos, artefatos e símbolos religiosos e políticos do povo de Israel, pelo ministério de Jesus Cristo e pela ação da igreja.
           
“A finalidade da história humana é resgatar a presença de Deus ou, em outros termos, levar o homem de volta para a presença de Deus. Essa finalidade deve moldar as ações pastorais e missionárias da igreja.”, relatou Lane no artigo.



W.L. Lane nos mostra cinco concepções da presença de Deus

A – A presença através da proclamação da Palavra: A própria pregação e a prática da Palavra pelos que a ouvem promoverão transformações nos indivíduos que, por sua vez, serão agentes de transformação na sociedade.

B – A presença mística/carismática: de acordo com essa tradição, a presença de Deus se dá por meio da manifestação de poder e de sinais; experiências místicas de indivíduos, poder no contexto do culto comunitário; o Espirito Santo atuando de maneira especial e extraordinária.

C – A presença ética: Deus se manifesta através do viver correto de seus filhos e filhas; quando o povo de Deus vive o Evangelho do Reino. Essa presença ética se contrapõe a duas questões: a) à corrupção, injustiça e alienação da sociedade ao sofrimento humano e à justiça de Deus; e b) ao legalismo religioso que busca respostas simplistas ao problema humano.

D – A presença sacramental: a presença sacramental de Deus se dá na terra por meio das ações visíveis da igreja, isto é, de seu povo escolhido, as quais representam a graça invisível de Deus (MONDIN, 1984, p. 385 – 386).

E – A presença encarnacional: A igreja vivendo a missão do Deus encarnado manifesta a presença de Cristo na terra. À exemplo primeiro de Jesus Cristo, o Filho encarnado, em sua vida e ministério, numa linguagem que fosse compreensível aos homens. A igreja é a continuação dessa missão de Jesus, que deve se esvaziar e se contextualizar para a proclamação do evangelho em seus atos sacrificiais e favor dos que estão longe de Deus.

            Lane nos alerta dizendo que nenhuma dessas formas se cumprem de maneira plena, nos remetendo também a presença de Deus na forma escatológica. “De um lado está a partida do Éden, de outro, a chegada na nova Jerusalém. Entre esse hiato está o povo de Deus – Israel no A.T e a igreja no N.T e na história – proclamando, manifestando e restaurando a presença de Deus na terra.”

¹ Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, EST. Professor da Faculdade teológica Sul Americana.
² YANCEY, P. Decepcionado com Deus. S. Paulo: Mundo Cristão, 2004.


Fonte de reflexão:

LANE, W.L. Artigo: Resgatando a presença de Deus: Um Paradigma Bíblico-Teológico para o ministério pastoral. [Práxis 19 (2012) 33 – 48]

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