segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ludicidade

Por Wanderson S. Santos


Lembro-me de muitas brincadeiras na infância e como todos os garotos e garotas da rua se reuniam para brincar de esconde-esconde, pega-pega, polícia e ladrão, detetive, cabra cega etc.

Dentre todas estas brincadeiras chamo a atenção para uma bem conhecida o duro - ou - mole. Não sei o que a pessoa pensava enquanto criava esta brincadeira, mas além de muito dinâmica, pois envolve uma série de atividades, ainda nos demonstra, em um recorte teológico, uma realidade da IGREJA. Você deve estar se perguntando: - Como? Eu digo que é só observar as regras do jogo. 

Alguém persegue os demais participantes a fim de tocá-los e com isto paralisá-los, deixando-os imóveis, os demais têm de fugir! E, enquanto você escapa, pode e deve salvar os outros que foram endurecidos. E vocês se lembram como se faz para salvar as pessoas paralisadas? Isto mesmo, tocando-as! Basta tocar aquelas que estão fora de combate para que possam voltar ao jogo. Não é assim, espiritualmente falando, no corpo de Cristo? 


O inimigo anda como um leão querendo paralisar você e sua alternativa é continuar caminhando, correndo e fugindo dele, mas se ele te acertar você fica “duro”! Seja o coração a mente ou a fé, todas se estagnam e deixam de produzir, será que você está assim? Se a resposta for não, então pense bem e verá um grupo de pessoas que você vê entrando e saindo, cantando e tocando; por vezes até chorando, mas sem nenhuma mudança aparente e contundente. Se você ainda está “mole” então perceba quem pode estar “duro” e tente salvá-lo! Como? Simples! Com um toque. 


A palavra toca os corações e a voz do Mestre é irresistível! Escute-a e passe adiante, será o seu modo de tocar as vidas e salvá-las do endurecimento proporcionado pelo toque maléfico. Interessante é que o jogo só termina quando todos estiverem endurecidos! O que significa que ainda que uma única vida escape ao toque enrijecidor, ela pode virar o jogo e mudar a situação de todos os demais envolvidos, se tiver fôlego e habilidade para tal. Contudo, se você estiver cansado de correr e precisando de um fôlego para continuar a brincar de salvar seus amigos, na vida, como no jogo, tem sempre o “piques” - um lugar seguro onde você pode correr e ali o adversário não pode te tocar! 

Isso mesmo o “piques”, não se esqueça! Em situações drásticas, ou impossibilidade de caminhar, corra para lá - Torre forte é o nome do Senhor a qual o justo se acolhe e está seguro (PV 18:10). E se você encontra-se “duro” deve pacientemente aguardar. Saiba que se você está lendo isto é porque o jogo ainda não acabou, agüente firme! Alguém, talvez até este texto, vai te tocar! Aí é só correr para o “piques” para descansar um pouco e depois correr bem rápido para salvar os outros.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito interessante sua postagem, gostei do blog!
      vou repostar no meu! espero que não ache mal! vou colocar o link do seu no final da postagem!
      http://projetoconecte.blogspot.com/

      Excluir
    2. Obrigado irmão! É uma honra para nós! Pode repostar. Que Deus o abençoe!

      Excluir
    3. Muito obrigado pelo carinho conosco Vinicius.

      Excluir