segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Carnaval Existencial

Por Tiago Mota. 

É meu povo, o carnaval mais uma vez bate a porta, e nada mais atual e pontual, do que pensar um pouco no tema, um dos símbolos dessa festa são as máscaras, nesse período do ano sempre tem um engraçadinho usando uma, já percebeu isso?
Existem máscaras de todos os tipos e tamanhos, coloridas, pequenas, discretas, grandes, formatos diversos, de super-heróis, bandidos, terroristas, presidentes e até de jogadores (pobre Neymar). 


Em nossa geração a existência imita a festa, nunca foi tão comum usar máscaras, tem aquelas que se usam no trabalho, outras para se usar com os amigos e é claro não podemos esquecer das máscaras para se usar em casa! Fico espantado, a cada dia que passa vejo um carnaval, perdi o encanto por máscaras, para mim elas são comuns, 365 dias do ano vejo engraçadinhos brincando com sua existência, mas aqui para nós, elas não costumam durar muito, assim como aquelas de plásticos que compramos na rua 25 de março em São Paulo, elas quebram, o elástico é fraco! 


Viver está cada dia mais difícil, se prestarmos atenção vamos enxergar em nossa volta, uma tensão na face das pessoas, cada um querendo ser o que se não é! Esperando a hora oportuna para tirar a “face” que quer para aquele momento; mais o que realmente são? O que realmente somos? O que está por detrás das máscaras da festa existencial do “não-ser”? A alguns ainda que “parecem” não ter problemas, escondem seus desesperos, suas angústias, seus pecados e imundícies, só fachada! Só uma feição que não é a dela, simplesmente enfeites existenciais do agora! 


Lembro-me do texto em que o profeta Samuel vai ungir o futuro rei da nação de Israel, o mesmo levado pela aparência de um dos filhos de Jesse (Eliabe) diz: “certamente está perante o Senhor o seu ungido, porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para sua aparência... Porque o tenho rejeitado” (conferir primeiro Livro do profeta Samuel Capitulo 16, versos 6c a 7), o que mostramos para os homens nada vale, o Eterno nos conhece na essência, não olha para se estamos usando Armani, Gucci ou Victoria´s Secret, Ele olha além das maquiagens. 


E ao pensar no conclave protestante...? Que se reúnem para escolherem os representantes de Deus na terra, sinto uma azia e até náuseas, suas máscaras de ouro, seus palácios de mármores, sua existência maltrapilha e suas festas da carne dentro do templo que teria que ser chamada casa de oração! (conf. Evangelho Segundo São Mateus Capitulo 7, Versículos 21 a 23), que o Eterno nos ajude a viver sem máscaras, tanto o clero quanto o povão!

11 comentários:

  1. Muito bom este artigo Pastor está de parabéns.
    Que Deus continue lhe abençoando e te usando para pregar o evangelho.

    Bem aventurado és tú que divulga o nosso Deus Brasil a fora.

    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamilly!

      Deus sabe realmente quem somos, que o Eterno possa achar em nossos corações algo agradável do tipo contrito e quebrantado… Grato pelo seu carinho!

      Excluir
  2. O Senhor escolheu Davi porque ele era um verdadeiro pastor, que enfrentava ursos e leões pela vida das ovelhas. Qualpastor faz isso hoje em dia? Antes as tosqueia, se serve da lã, da carne e da gordura,mas anda sem o óleo da unção para curar suas feridas.
    Oremos pelos pastores de todo o mundo para que exerçam seus ministérios na presença do Espírito Santos de Deus.
    Graça e paz irmão.
    Belo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Amados do Seminário Querigma!

      Perfeito, que o Eterno nos ensine a sermos primeiramente homens segundo o Seu coração, não barganhar por aquilo que foi conquistado por morte, e esta de cruz, amamos vocês em Jesus, sejam bem vindos.

      Equipe Teologia do Povo.

      Excluir
  3. Sabe porque usamos mascaras? Porque vivemos um cristianismo judaisante. Queremos proclamar uma graça que não vivemos. Na graça nao cabe nenhuma lei, exceto a lei do amor, e pra essa não precisamos de mascaras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Will!

      Você foi direto a uma das bases "fortes" de um evangelho chulo que vemos hoje nas chamadas igrejas evangélicas, a ressurreição da Lei em nossos dias está cada vez mais comum, lembremos de Mateus 5: 18, e foco na carreira, te amo e saudades!

      Equipe Teologia do Povo.

      Excluir
    2. A questão é: a lei foi cumprida? Se foi, então MT 5:8 tambem ja foi, pensemos por exemplo em Lc 16:16, ou em Galatas 3:24 ss, sei la, sera que nao estamos tratando um morto como se estivese vivo? Na minha opinião sim. A Lei pode ter seu valor como literatura, que nos ajuda por exemplo a entender certas coisas do NT, mas como doutrina para os cristão é totalmente dispensavel.

      Excluir
    3. Mano Will, a resposta está em João 8: 32, te amo!

      Excluir
  4. Maravilha Pr. Tiago, muito bem explanado esse assunto, de fato tão atual e comum entre os habitantes dessa terra. Glória a Deus nas alturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Vinicius!

      Que o Eterno possa nos ensinar a viver sem as malditas máscaras, vamos pensar, não precisamos delas, Deus mesmo nos perdoou de todos os pecados, lembremos de Romanos 8: 1, te amo!

      Equipe Teologia do Povo.

      Excluir