quarta-feira, 27 de março de 2013

Logos, Sensações e Rhema.



Quando pensamos nos encontros de Jesus com as personagens bíblicas é natural buscarmos traços de suas personalidades e figuras que ilustrariam melhor a cena dos fatos ocorridos, ou apenas coisas interessantes, detalhes peculiares que nos permitem construir, na mente, um mundo fantástico! Algumas histórias fazem com que nós realmente desejássemos estar presente em todos aqueles momentos e é por isso que lemos a palavra de Deus, porque mais que um livro das leis e um manual para a vida ela é um deleite, uma recreação para os homens e mulheres de Deus. 


Mais do que alimentar nosso espírito, alimentamos nossos corações, nossas almas! Isso de tal maneira que quando as folhas do livro santo confrontam nossa íris reconhecemos - pelo Espírito Santo de Deus - mais que o léxico; reconhecemos a soberania de um ser amoroso, incomparável, que se enciúma de nós pelo grande zelo que nos tem, o qual nós chamamos de Deus! Contudo o vocábulo “Deus” passa a idéia de um formalismo que não condiz com um relacionamento de tanta intimidade, carinho e paixão, que é a proposta divina. 

E por isso um menino se nos deu, um filho nos nasceu e o principado está em seus ombros e nós, podemos chamá-lo de Maravilhoso - porque sempre vemos suas maravilhas, Conselheiro- porque nos prepara para batalha e sempre nos guia ao caminho no qual devemos seguir, Deus forte - porque somos fracos! Pai da eternidade - porque ele a gerou para nós, Príncipe-da-Paz - porque só nele podemos encontrá-la, reservada agradavelmente na sala de seu trono. 

E de todos estes nomes o que Ele gosta mais é Jesus Cristo! Porque neste nome o diferenciamos de todo e qualquer ser e atribuímos a ele toda a honra e glória que lhe é devida! Também, porque com este nome podemos ver o Deus-homem que estende a mão ao leproso; come com os pecadores e abraça o discípulo na noite da santa ceia antes de entregar-se como ovelha muda para ser imolado. 

É justamente o registro histórico destes feitos a evidência do modo como Deus se relaciona conosco, e isso só encontramos na bíblia. Ela é a voz de Deus e temos nestes breves relatos e emoções a oportunidade de interagir com o Criador, na qual as narrativas bíblicas é o meio de comunicação primário e simples e nossa fé na inerrância e confiabilidade do texto é usada como linguagem; é espiritualmente o nosso vernáculo do qual Deus se utiliza de maneira esplêndida para achegar-se aos homens. Seres relacionáveis - imagem e semelhança sua. 

Por isso nos emocionamos diante seu Espírito e queremos sempre escutar de seus encontros com o ser humano. Como diz o salmista no capitulo 119:10 suas palavras são doces, mais doces que o mel! E conseguimos escutá-lo na contemplação do cânon Sagrado. 

E ao ouvi-lo vivenciamos o milagre de sua presença! E sua presença exige de nós o compartilhar de ansiedades, temores e alegrias. É como se sempre nos convidasse a conversar com Ele, a ter uma opinião, a praticar um diálogo. 

De modo cativante somos atraídos e impulsionados a derramar tudo que temos preso dentro de nós para fora, é a libertação! E quem não o faz perde a grande oportunidade de cura. 

Sim! Cristo tem poder para curar! E sua cura sempre vem de dentro para fora, e normalmente quando nos cura nos muda o caráter. E é por isso que entendemos que mais que curar uma deficiência, o milagre está em salvar o pecador e isso por remissão de pecados. 

Quando ele pergunta aos religiosos da época: “Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?” Ele prova que ambas são impossíveis, exceto para Ele. E para que comprovassem fisicamente que o que Ele dizia era verdade, outorgou ao paralítico o direito de andar! “Vai! Levanta! Pega a tua cama e anda!” E o derrotado e incapaz agora se tornara vencedor e capaz; isso acontece quando encontramos com Ele. 

Por isso nos entregamos e nos rendemos! E por isso você que ainda não ousou tomar a decisão de conhecê-lo, deve fazê-lo o mais breve possível. 

Chame-o pelo nome, Jesus Cristo. Conte-lhe tudo! Toda a sua vida! Seus sofrimentos, seus desejos, suas dores, seus pecados, sua indignação, suas misérias, suas felicidades e tristezas, sua afetividade, seus momentos de infidelidade ou de fidelidade, enfim, teus segredos. E tente fazê-lo não com a indignação dos radicais em seus protestos e manifestações de rua, mas como alguém que conversa com seu melhor amigo e confidente. E espere nEle e ouça atentamente a sua voz! Lendo e meditando em sua palavra, experimentando um encontro com Ele, conferenciando no mesmo idioma de Jesus e partilhando o tema em comum a Ele. Não tenha medo de não conseguir escutá-lo, pois, até os surdos escutaram quando ele lhes falou! 

Seja você também um relato da ação sobrenatural de Deus no seu encontro com o homem, uma doce e misteriosa historia que alimenta a alma dos que estão necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário