terça-feira, 2 de abril de 2013

Perigos da Teologia Virtual






Para muitas pessoas, a juventude pode ser considerada a parte mais perigosa de uma vida cristã, não só pelas vastas tentações que o sistema secular nos oferece, mas também porque essa é a fase da vida em que a arrogância e a insensatez falam mais alto em nossos corações. Por isso, devemos estar sempre atentos! 


Como jovem cristão do século XXI que sou, sei bem o que é estar em meio de pessoas mais velhas e me sentir intelectual e teológicamente superior e esclarecido, apenas por observar o modo de falar simplista e carregado de jargões dos irmãos ao meu redor. Na verdade, já cometi esse erro diversas vezes e, vez ou outra, ainda sou tentado a cometer. 

Essa tendência a nos tornarmos jovens arrogantes, insensíveis e intolerantes pode ter se originado de diversos fatores culturais e sociais, como por exemplo, da pós-modernidade relativista que enfrentamos, do aumento da quantidade de universitários no país, ou mesmo da crescente valorização dos jovens no mercado de trabalho. Todavia, creio profundamente que nada nos deixa mais intelectualmente “rabujentos” que o advento da internet! 

Com o surgimento da “teologia virtual” ou “teologia de facebook”, fundamentada em frases de efeito, imagens impactantes e citações de pessoas que muitas vezes nem conhecemos, o grupo dos teólogos precoces (em sua maioria, internautas de 18 a 23 anos, ocultados por um perfil online, que defendem violentamente seu ponto de vista, por mais infundado que ele seja) vem tomando conta das redes sociais de forma assustadora, criando verdadeiros ringues de disputas polêmicas e desnecessárias a respeito de Deus, doutrinas, pastores, e qualquer outro tema que possa gerar discussões acaloradas. Esse fenômeno faz da internet, quando usada dessa forma, uma potencial ferramenta para a formação da geração dos fariseus modernos. 

Mas e nós? Como podemos escapar desse prato de lentilhas, que visa nos tirar do foco principal e da vida real, em troca de um debate momentâneo e uma breve sensação de superioridade? Bem, quando penso nesse assunto gosto muito de lembrar de que Enoque andou com Deus, e isso fez de sua vida um dos exemplos mais completos e profundos que já existiram. 

Andar com Deus. Talvez essa seja a aplicação mais básica da teologia prática, mas que se estivesse plantada no coração de cada jovem cristão brasileiro, não haveria mais espaço para a arrogância ou para o radicalismo. Andar com Deus e mais nada. 

A partir do momento em que convidamos Cristo para andar conosco, Ele nos apresenta uma contraproposta para que andemos com Ele e aprendamos com suas atitudes. Essa via guiada pelo Espírito nos conduz a uma série de confrontamentos entre o amor de Cristo e as nossas tendências ao combate, revelando nossa pequenez em achar que a opressão verbal é capaz de gerar arrependimento nas pessoas com quem discutimos. Nos é revelado que somente palavras cheias de amor podem ser usadas como instrumentos de salvação, pois Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 

Outro ponto importante da caminhada com Deus é que, ao nos aproximarmos dEle e seguirmos seus passos de perto, percebemos que sabemos muito pouco sobre o evangelho, e praticamos menos ainda. Ao contrário do que as mídias sociais nos fazem pensar, andar com Deus é uma constante descoberta do quão ralo são os nossos conhecimentos, pois quando achamos que sabemos algo, vem o Espírito de Deus e sussurra em nossos ouvidos que não somos nada, e é justamente porque somos pobres de espírito que o Reino dos Céus nos será revelado. 

Portanto, quando você perceber que sua vida cristã está começando a se resumir a frases em redes sociais, e que seu desejo por debater nuances doutrinárias está maior que o de pregar o Evangelho, corra para os pés de Jesus da forma mais desesperada que você conseguir! Deixe ali suas convicções e seu ego e abrace a simplicidade de seguir os passos de Cristo e andar com ele, para que seu nome um dia seja lembrado por Deus como o de um herói da fé. Depois disso, corra com a mesma intensidade para a Bíblia mais próxima de você e leia incessantemente. Mergulhe nas Escrituras com dedicação e paixão, buscando sempre uma aplicação prática do que você lê, e colocando sempre Jesus como chave hermenêutica de cada texto. Faça da Palavra sua espada, habitando em seu coração, e então volte à verdadeira luta. 

Gosto muito das palavras de Paul Washer em um de seus vídeos destinado aos jovens blogueiros, quando ele diz "jovem, levante de seu computador, vá a algum lugar e morra, e só Deus e o inferno saberão seu nome: Deus porque te ama, e o inferno porque te odeia". Minha oração é que aprendamos a amar a Cristo na vida real e morramos por Ele, pois diante disso, a vida cristã virtual perde todo seu atrativo. 



Por Erik de Oliveira

3 comentários:

  1. A internet nos possibilita criar uma capa de santidade, porém, se realmente fossemos tão santos como descrevemos em nossos perfis, não estaríamos na internet, e sim de joelhos. Obrigado por esse texto, Deus falou comigo através de suas palavras. Deus o Abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a Deus pelo texto ter falado com você! Oremos para que a chama do evangelho permaneça acesa dentro de nós.
    Deus o abençoe! Grande abraço! - Erik de Oliveira

    ResponderExcluir